Não precisa ser muito inteligente para definir que a tal live da “Cultura” que está  no ar na página da dupla de pré-candidatos do CIDADANIA, Plinio Schmidt e Paulo Coradin, a prefeito e vice respectivamente, foi mais um “showmicio” virtual e um evento de entretenimento, do que uma ação de propostas e debates para a gestão cultural de Colombo. Os artistas sertanejos que dela participaram não tem culpa, aproveitaram o espaço para a divulgação do trabalho deles.

Não houve debate sobre  nada que pudesse mudar propor um rumo para a cultura de Colombo, que hoje tem a FESTA DA UVA como carro-chefe, e seus grandes shows, falaram de branco para branco, esqueceram a COACOL  e A CENA UNDERGROUND, e muitos ativistas artisticos de Colombo,  principalmente da periferia, dos movimentos hip-hop, rap, MPB artes cênicas, audiovisual,literatura, artes plásticas etc

Plinio Schmidt falando em Cultura não tem qualquer embasamento histórico e conhecimento do que é o assunto, não faz nada além do que os outros politcos fazem, não sabe o que é a  construção de uma gestão cultural a longo prazo, e deveria ter sido mais honesto com o eleitor ao dizer que a live seria  um show e nada mais.

Vamos esperar que a próxima live sobre cultura fale de alguns pontos importantes, como:

1- A criação de uma Fundação Cultural de Colombo

2- A cultura como meio de inclusão social desde da escola até a terceira idade

3- A discussão sobre leis de incentivos aos movimentos em formação e os já formados

4- A definição sobre politica cultural de entretenimento e gestão cultural transformadora

5- A desvinculação da gestão tutelar  sobre os artistas, para uma cultura voltada para os interesses das comunidades e seus fatores antropológicos e históricos.

6- Democratização da Cultura

7- Economia Criativa

8- Economia da Cultura

6- Definir que Cultura é mais abrangente que um evento online para bombar nome de pré-candidato desconhecido, e com dinheiro para lacrar a eleição, é chamar gente da área com um plano de gestão em mãos, e assim defender o que é politica cultural e politica de mercado . Só para ficar no básico

Colombo já cometeu muitos erros nessa área, e poucos politicos sabem e tratam o setor como devem, acham que cultura se resume a shows da FESTA DA UVA e de Lives, dá um tempo e discutam com quem está na luta pela valorização cultural, basta de ouvir politicos toscos ( e nessa estão íncluidos todos os 3 pré-candidatos que lideram a corrida eleitoral). Em 2019 colocaram a COACOL para administrar o estacionamento da FESTA DA UVA, um escárnio total. Até quando as famosas lideranças vão se deixar comprar e vão vender o municipio para quem só sabe fazer negócios?

Deixe uma resposta