A entrevista de Sérgio Moro à ”Folha de São Paulo” é um monumento à hipocrisia , à vaidade e ao cinismo.

Nela , descobre-se que , o que o levou a ser ministro não foi a evidente ambição , mas uma alegada missão de exercer , sobre Jair Bolsonaro , um ”poder moderador” e , com isto , ser ”um anteparo a medidas mais autoritárias” do chefe.

Sérgio Moro diz que saiu do governo apenas por defender a democracia , não porque tenha sido contrariado nas suas pretensões de mando.

Oras. Até uma criança percebe que se tratava de uma disputa pelo controle da Polícia Federal. Institucionalmente , é presidencial o poder de nomear para o órgão , mas Sérgio Moro sempre exigiu que esta fosse ”sua cota” e , é claro , isso significava o poder de dirigir a Polícia Federal contra aqueles (sejam à esquerda , sejam à direita) que desejar.

Não é outra coisa o que tirou Sérgio Moro do ministério da Justiça , até porque ele não serviu de ”anteparo” para outras medidas de natureza tomadas pelo governo que têm a sua dócil cumplicidade , como a monstruosa liberação da compra de armas e de munições.

De janeiro a maio , dobraram as vendas de armas de fogo e aumentaram ainda mais as de munição , que hoje levam o país a ser um paiol onde chegam às mãos de particulares.

Ou seja , mesmo à véspera de deixar o cargo , Sérgio Moro não se esquivou de apor sua assinatura num ato que atendia à vontade de Jair Bolsonaro de preparar suas falanges para preparar-se para um confronto armado contra democratas desarmados.

Sérgio Moro diz que está ”em aberto” sua participação em movimentos pró-democracia.

Ele que vá procurar seus antigos adoradores , quase todos eles convertidos agora ao golpismo bolsonarista. Vá fazer a ”autocrítica” que cobra dos outros perante aqueles a quem atirou no caminho do nazi-fascismo.

Se sobrar algum pedaço , vá para o fim da fila da democracia , estropiado como está , ver se alguém ainda o quer; como Ciro Gomes , Fernando Henrique Cardoso ou Luciano Huck.

Leandro Scala é historiador e ativista politico

Fonte: https://www.facebook.com/scala.leandro/posts/3083706505044863

Deixe uma resposta