Responsável direto pelo movimento mais contundente da história da saúde de Colombo, quando em 2017 foi um dos responsáveis pela greve dos médicos de Colombo, por mais de dois meses, trazendo à tona os problemas e as precárias condições do sistema de atendimento, no PA do Alto Maracanã, o Doutor Wagner Sabino, é no atual contexto politico municipal, o médico mais atuante, junto com o Dr Antoninho Barth.
No ano de 2018 foi candidato a deputado federal, e fez mais de 1700 votos, ação do médico nas frentes de atuação politica,  faz dele um ativista constante, confira a entrevista com o Dr Wagner Sabino
O Dr saiu da eleição de 2018 com a ideia de ser pré candidato a prefeito, ainda mantém essa possibilidade?
Wagner Sabino: Não mais. A ideia inicial era  para que a população realmente tivesse uma opção de um candidato que pensa diferente. Que nem tudo esta perdido na politica, colocando as pessoas certas,mas em politica tudo é possível, e nada se descarta se for pelo bem do municipe, com a  possibilidade da pré-candidatura a prefeito  de Colombo, e fazer da saúde uma referência de qualidade assim como é em Campo Largo Por que não. Tudo depende do querer popular.
Por que a ideia de fazer um projeto político no PMN não vingou?
Wagner Sabino: Infelizmente, existem pessoas no comando de partidos e de suas executivas estaduais, que não tem interesse em que certos candidatos com potencial de ser PREFEITO saiam para a disputa, para não interferir em certos acordos, que não vão de encontro aos interesses da população, tirando jogo pessoas como eu,  que poderia fazer uma real diferença na vidas pessoas, e do municipio. Uma politica diferente da  atual conjuntura dos municipios
O Dr tem mantido conversa com os grupos políticos que estão em pré campanha?
Wagner Sabino:Sim, com todos, isso faz parte do processo democrático,  também mantenho meus contatos e apoios politicos de pessoas que compartilham a ideia de uma politica nova e diferente.
Existe a possibilidade de ser candidato por algum deles, a vereador ou na majoritária?
Wagner Sabino: Sim,claro que existe várias possibilidades: prefeito vice e vereador. Estou pensando bastante, mas para o ano que vem, o povo saberá.
Que avaliação o Dr faz do cenário eleitoral para 2020?
Wagner Sabino: 2020 é  importante para a população escolher bem seus candidatos e conhecer seus currículos, para o bem da população e desenvolvimento do municipio. O cenário será de inovações e surpresas. O eleitor deve estar atento, e analisar bem o que querem para sua familia e o municipio no futuro.
Neste ano o Doutor se dedicou as pautas do Simepar e da Federação Nacional dos Médicos? Com o novo governo, houve avanços?
Wagner Sabino: Sim, tenho me dedicado a lutar por uma saúde com mais qualidade para os brasileiros através da luta no Sindicato dos Médicos do Parana ( Simepar) e Federação Nacional dos Médicos. Agora tudo depende de politica e aprovações. O novo governo ainda tenta caminhar, mas como fale,i tudo depende de politica, e de certos interesses politicos para aprovar avanços em beneficio da sociedade, e não de politicos que querer se perpetuar no poder para interesses propios, Dai a importância da população exercer seu voto conhecendo realmente o histórico do candidato.
Houve muitos cortes na saúde, como o Dr analisa?
Wagner Sabino: Ainda  não houve tantos avanços como esperávamos ter, devido a faltas de recursos do governo federal para os ministérios, dependem da reforma da previdência e outras reformas para poder dar um norte ao pais em todas as áreas
O  senhor  esteve em Brasília 2 vezes este ano, como o Dr avalia essas visitas?
Wagner Sabino: Estive em Brasilia em várias ocasiões, inclusive com o ministro da saúde para levar pautas relacionadas a saúde da população. E fui muito bem recebido.
A saúde de Colombo está na mesma situação de 2017 , ou houve melhoras?
Wagner Sabino: Houve melhoras com certeza em relação ao Pronto Socorro, apesar de ser única unidade de Pronto Atendimento do município tem melhorado muito o tempo de atendimento e os pacientes tem recebido atendimentos com alta qualidade de resolutividade, mas, ainda há muito que avançar nas unidades básicas de saúde, e de termos uma referência hospitalar para dar mais qualidade a todos nos atendimentos, tanto para os profissionais como para os pacientes.
A população sabe das dificuldades?
Wagner Sabino: Muitos relacionam a falta de hospital e de vários especialistas no município.
Os médicos estão sendo valorizados?
Wagner Sabino: Com certeza!E não deveria de ser diferente. O reconhecimento não é só para os médicos, mas para toda a equipe de saúde, seja administrativo ou concursados, e da gestão atual, que desta vez tem nos escutado e atendido aos pedidos dos trabalhadores para melhorarmos ainda mais os atendimentos, e dar mais qualidade a população. Coisa que nunca aconteceu na história de Colombo. Isso deu um UP no Pronto Socorro, agradando e deixando satisfeita a maioria da população.
O Dr tem mantido conversa com o secretário Antoninho Barth ?
Wagner Sabino: Diariamente, fiz este compromisso de que, se ele assumisse a secretaria de saúde iria ajudá-lo a melhorar os atendimentos do nosso Pronto Atendimento, e tem dado muito certo, gracas a esta comunicação e resolutividade dos problemas de maneira rápida. E com apoio de todos os colegas de trabalho
, fizemos entender que o trabalho em equipe em prol ao paciente faz toda a diferença na qualidade que temos alcançado.
Essas conversas tem sido proveitosas?
Wagner Sabino: na maioria das vezes sim. mas, infelizmente, vejo que algumas questões não dependem somente dele, existindo um processo burocrático, e que as vezes atrapalham algumas ideias de melhoria  e eficiência do nosso trabalho.
O cenário da política nacional está polarizado após a saída de Lula da prisão, como a classe médica olha essa “briga”?
Wagner Sabino: A classe médica em sua maioria culpa a gestões politicas anteriores, em nivel federal,  o fato de  uma saude precária e as más condições de trabalho dos servidores da saúde a nivel nacional do sistema publico, acredito que muitos não conhece como funciona o sistema politico brasileiro acreditando em midias sociais de muitas  informações falsas. Temos no geral um sistema politico de politicos maus intencionados que não tem interesse  na melhoria dos serviços públicos brasileiros, beneficiando tercerizações com outros fins, e não como qualidade no atendimento da população. O que falta no nosso pais é  mais seriedade e moralidade no sistema politico, e principalmente uma fiscalizacão que funcione,e faça com que os recursos públicos cheguem ao seu destino.
Na condição de candidato ou não,  o senhor estará participando do processo eleitoral em 2020?
Wagner Sabino: Com certeza. Precisamos de pessoas com boas intencões no sistema politico brasileiro e em Colombo. Estarei presente em cada momento fora do meu ambiente de trabalho. Sou muito ético e profissional
Se vier a apoiar algum grupo, ou sair candidato, quais serão seus projetos prioritários?
Wagner Sabino: O que puder contribuir para a melhoria do sistema publico de saúde de Colombo e do Brasil farei com muita satisfacão e orgulho.
Quem me conhece sabe que uma das minhas prioridades é a melhoria do sistema de saúde  do municipio. Tenho projetos viáveis que podem servir de modelo a demais regões do Parana e Brasil,e escutando as demais demandas da sociedade em todas as áreas de seu interesse, e fazer valer seus direitos constitucionais
O ano findando, qual sua mensagem a população?
Wagner Sabino: Agradeço pela oportunidade de me proporcionar este espaço para que a população  possa conhecer quem é o DR. WAGNER SABINO, e agradecer a você, Elias Claucio, e a todas as pessoas que acreditam, que realmente podemos fazer a diferença para melhorar com ideias e projetos a vida da população, e desejar a todos que sejam felizes esse restante de ano, e no próximo ano tenham  a esperança, que  sua condicão atual de vida pode melhorar. Abraços e Feliz  2020 a todos.

Deixe uma resposta