Parece que  finalmente a secretária de Habitação e Urbanismo de Colombo, Tânia Tosin,  resolveu partir para o ataque, e em 2020 deverá vir para a disputa majoritária de eleição municipal de Colombo, pelo PSB.

Será a terceira via, e o fato novo que a maioria dos colombenses estavam esperando, apesar de ser da atual gestão, Tânia Tosin está desgarrada do jogo que envolve o grupo,  e seu nome é bem visto por vários segmentos da sociedade e por lideranças politcas, muitas já cansadas do embate entre Sérgio Pinheiro e Hélder Lazarotto.

Segue alguns textos do blog do Gil Glaucio

Tânia Tosin, um nome a ser pensado para 2020

A engenheira civil, Tãnia Mara Tosin, secretária de urbanismo, habitação e desenvolvimento urbano de Colombo, pasta que comandou de 1999 a 2004 , quando foi responsável pelo Plano Diretor de Colombo, e nessa nova etapa do governo de Beti Pavin reassumiu novamente o orgão, é um nome  a ser pensado para as eleições de 2020 pelo grupo governista, ainda que a mesma sofra uma série de restrições por parte dos seus colegas mais próximos da prefeita, que não irão abrir mão de continuarem dando as cartas e vão querer impor os nomes de Sérgio Pinheiro para prefeito – este é unanimidade entre todos – e de Márcio Ferro , secretário de Planejamento para ser seu vice, o plano A é este e ninguém ousa a questionar os aspones.

Durante a revisão do Plano Diretor realizada na  última semana de maio, a engenheira mesmo sofrendo todo o tipo de boicote e fogo amigo pelos donos da antessala, conseguiu levar adiante com sua equipe,  o trabalho que irá fazer de Colombo, se tudo for colocado em prática, uma cidade em condições de ter o status da oitava cidade do PARANÁ, de verdade.

Tánia Mara Tosin, não é uma politica, mas vem de um berço politico, seu pai, Vitor Tosin foi candidato a vereador em 1982, e seu tio João Chemin, prefeito de 1983 a 1986, além se ser prima de GUSTAVO FRUET. É uma pessoa capaz de ser técnica e ao mesmo tempo têm empatia e sensibilidade com as causas do povo.

Resta agora ver se o fato de ser cunhada de BETI PAVIN não irá interferir naquilo que pode ser uma chapa viável e de ideal para o grupo.

Nome de Tãnia Tosin para 2020 é bem recebido

Quando eu postei aqui , no dia 8 de junho deste ano, https://blogdogilglaucio.wordpress.com/2018/06/08/tania-tosin-um-nome-a-ser-pensado-para-2020/ minha opinião sobre a possibilidade de o nome da secretária de urbanismo e habitação de Colombo, Tânia Tosin vir a ser um nome a ser pensado para as eleições de 2020, não o fiz por mero acaso, ou por ser seu amigo de longa data, mas sim analisando o perfil e capacidade da profissional que conheço, com suas qualidades e defeitos.

Tânia Tosin não está no cargo que ocupa sem méritos, está porque é competente, porque sabe o que faz e tem ideias, que, se colocadas em práticas podem sim colocar Colombo num novo caminho para o futuro. É uma mulher com sensibilidade e sem os vicios dos politicos de carreira e nem foi contaminada pelo apego ao poder, se até agora não fez mais daquilo que dela se esperava, é porque os fatores politicos e externos que dominam quem comanda um cargo de confiança a impedem, nem sempre todo secretário(a) pode por em prática tudo o que tem em mente, e aquilo que planeja, há de se cumprir o roteiro de todos os governos pautados pelo jogo do poder, isso é regra no Brasil.

Como a matéria teve uma repercussão bastante positiva e além do esperado, principalmente por gente que conhece bem a engenheira e a pessoa de Tânia Tosin , que trabalhou, conviveu e convive com ela, além é claro de muitos que pensam da mesma forma e admiram sua personalidade, seu caráter , e sabem que se Tânia Tosin vier algum dia a ocupar um cargo eletivo, será ao seu estilo:franco, sem enrolação e com muita vontade de fazer o melhor , achei por bem começar a destacar seu trabalho.

A secretária conhece municipio como ninguém, sob sua coordenação foi feito o Plano Diretor de Colombo, que neste ano está sendo revisado. Sua visão de cidade organizada é muito clara e têm como objetivo priorizar o cidadão e suas necessidades de forma humana e planejada .

Para quem ainda pensa pequeno, talvez isso não sirva, porém de derem a ela a chance de chegar lá, a mentalidade muda radicalmente.

Foto de JOÃO SENECHAL

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta