A vitamina A ou retinol é uma vitamina lipossolúvel ( solúvel em gordura).

Ela é muito importante pra saúde dos olhos e da pele, combate os radicais livres e aumenta a imunidade.

A deficiência de vitamina A pode acarretar problemas de  pele ,  unhas e cabelos enfraquecidos .

Um dos principais sintomas da deficiência,  é a dificuldade em se adaptar a visão noturna , chamada de “cegueira noturna “. Gripes e infecções recorrentes podem estrar associados a carência dessa vitamina .

Numa alimentação equilibrada , ela é encontrada com facilidade, pois está presente nos alimentos de origem animal e vegetal , como queijos , ovos, peixes , leite , vegetais amarelos , vermelhos e verdes , como espinafre, cenoura , batata doce e pimentão vermelho e também nas frutas amarelas como manga, mamão e damasco.

Vitamina D

Que na verdade é um hormônio, muito importante para o organismo cuja deficiência pode acarretar diversas complicações para o organismo, como aumento do risco de problemas cardíacos, osteoporose, câncer , doenças autoimunes como esclerose múltipla e diabetes tipo 1. Na gravidez a deficiência aumenta o risco de aborto , favorece pré-eclampsia e eleva as chances da criança nascer autista.

Pra ela ser absorvida pelo nosso organismo , é necessário ser transformada em D3, e isso acontece somente na presença da luz solar.

As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos .

Essa é um tipo de vitamina que normalmente é suplementada.

 

”Existem duas formas básicas de vitamina D: colecalciferol (vitamina D3) e ergocalciferol (vitamina D2). Ambas podem ser obtidas através de alimentos ou suplementos vitamínicos. A vitamina D3, porém, pode também ser produzida pelo nosso corpo. Através do colesterol que é consumido nos alimentos, conseguimos obter uma substância chamada 7-dehidrocolesterol. Este colesterol se deposita nas células da pele e, quando exposto à luz solar (raios UV-B), se transforma colecalciferol (vitamina D3).”

https://biodireitomedicina.wordpress.com/2013/01/05/metabolismo-da-vitamina-d-no-organismo/

Rosângela Mendes de Moraes é nutricionista formada pela UFPR

Atuação:

Atendimento em consultório

Líder de emagrecimento

Palestra para pequenos grupos

Grupos de emagrecimento

Comercializaçãp de alimentos funcionais congelados

Consultório Avenida Marechal Floriano 211 15 andar sala 1507

e-mail rosamemora@gmail.com

pagina : https://www.facebook.com/nutricaoeestetica/

WhatsApp: 41 999749688

Deixe uma resposta