Qual a função das vitaminas e minerais  em nosso organismo ?

As vitaminas e minerais são nutrientes reguladores,  essenciais em diversas etapas do metabolismo   dos alimentos, ajudando a evitar diversas doenças, por exemplo, a vitamina C auxilia o mineral ferro a ser absorvido . Por sua vez o ferro é muito  importante para o nosso sistema imunológico , respiratório , circulatório  e para o nosso cérebro, porque ele participa na produção e regulagem de vários neurotransmissores .

O ferro também tem função primordial para o coração porque ele faz parte da formação das mioglobinas (proteínas) que estão presentes no miocárdio que é o músculo do coração .

Ele também participa  na produção de colágeno e elastina, por isso é essencial para manter a saúde da pele.

A deficiência de ferro pode causar sonolência excessiva, apatia, irritabilidade, dificuldade de aprendizado, falta de ar e tonturas. Em crianças pode também, atrapalhar o desempenho escolar.

Há muitos fatores que podem atrapalhar a absorção desse mineral, como a presença de fitatos , que são compostos presentes nas  leguminosas ( feijão , lentilha, grão de bico). Deixar esses alimentos de molho por no mínimo 8 horas antes de prepara-los para consumo , evitará essa interação.

Obs:  deixar de molho sempre na geladeira e trocar a água por pelo menos 2 vezes e desprezar a água do remolho quando colocar pra cozinhar.

Também para melhor aproveitamento do ferro dos alimentos, procurar sempre nas grandes refeições , combinar alimentos ricos em ferro com frutas cítricas, como , por exemplo , temperar a salada com limão.

Os antiácidos também atrapalham a absorção desse mineral, portanto cuidado com o uso frequente.

Algumas vezes , como no caso de mulheres com fluxo menstrual excessivo , na gravidez , em algumas doenças , é necessário suplementar , mas pra isso deve ser consultado um nutricionista ou médico.

Fontes de ferro : carnes em geral , preferencialmente as vermelhas ; vegetais escuros  como couve , brócolis , cereais , oleoginosas, frutas secas como as uvas e ameixa.

Vitaminas :

Vitamina A , Vitamina D, Vitamina E,                  Vitamina K, Vitamina B1, Vitamina B2 ,Vitamina B5,Vitamina B6,Vitamina B12,Vitamina C,Vitamina H,Vitamina M ou B9,Vitamina PP ou B3.

Minerais :

Cálcio,Ferro , Fósforo , Magnésio, Potássio, Selênio

Zinco,Cromo,Sódio ,Potássio,Cobre,Iodo.

Rosângela Mendes de Moraes é nutricionista formada pela UFPR

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