A alimentação é muito importante pra qualquer ser vivo , como o Homem , os animais e as plantas.

Por isso , no caso do Homem , talvez, é um assunto muito evidente em todos os lugares e de várias formas.

Dificilmente acontece uma reunião entre pessoas onde não seja servido pelo menos água , ou então um cafezinho , chazinho .

Ir a uma festa de aniversário , casamento , formatura sem ter comida !!!! quase impossível , pode ter o mínimo, mas terá . Podia , sei lá ter apenas cumprimentos , dança , abraços , mas não , sempre será servido um alimento.

Sendo assim , é muito importante conhecer os alimentos e seus nutrientes.

Hoje , vou escrever sobre o tão “famoso “ e até vilão carboidrato.

Pois então , esse  nutriente , é um macronutriente encontrado em todos os alimentos , em maior ou menor quantidade.

Ele podem ser simples , de absorção rápida ou  alto índice glicêmico, que são aqueles que, assim que ingerimos o alimento , é absorvido rapidamente , indo pra corrente sanguínea e solicitando insulina pra ajudá-lo a entrar nas células .Aí que mora o perigo , porque , sendo absorvido rapidamente , pode desregular outros hormônios , como o glucagon e a grelina que em desordem , levam ao ganho de peso , diabetes e outras enfermidades.

E onde estão esse carboidratos simples , de cadeia curta e de absorção rápida ?

Estão no açúcar , doces , refrigerantes, massas , nas frutas muito maduras , em alguns grãos , na maioria dos tubérculos como a mandioca por exemplo.

Todo carboidrato não utilizado pelo organismo como energia , será armazenado em forma de gordura através de reações químicas , podendo comprometer alguns órgãos  como coração e fígado .

Mas como eu disse,  todo alimento tem carboidrato e sendo ele um nutriente é muito importante para o nosso organismo. Devemos incluir os carboidratos que demoram um pouco mais pra serem absorvidos , como nos alimentos integrais que contém fibras,  ou de baixo índice glicêmico , como a batata doce .

Atualmente , muitas pessoas estão optando por uma alimentação de pouco carboidrato e mais gorduras boas e proteína , a chamada LOW CARB.

Cada organismo tem uma necessidade , por isso a importância de se conhecer , mantendo exames periódicos e avaliação do peso e medidas  e ainda , tendo prazer em se alimentar . Aquilo que não te faz bem ou come por obrigação , considerando como dieta , não é uma boa escolha.

É sempre muito importante o equilíbrio , dando preferência para legumes , arroz e feijão , carnes magras , saladas  e ponderando nas massas , doces  , refrigerantes.

No caso da low carb a prescrição é diferente .

As frutas também não devem ser consumidas em excesso .

Um prato bem colorido , tem mais chances de ter todos os nutrientes necessários pra uma saúde plena.

Se estivermos em sintonia com o nosso eu interior , estaremos sempre bem e faremos boas escolhas.

Rosângela Mendes de Moraes é nutricionista formada pela PUC-PR

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