O vereador de oposição, Anderson Prego (PT), um dos politicos mais atuantes e respeitados da Região Metropolitana, vem acompanhando com a atenção que lhe é peculiar a Revisão do Plano Diretor de Colombo (PDM), realizado pela Secretaria de Urbanismo e Habitação, sob a coordenação da secretária Tânia Mara Tosin.

Após a realização da segunda oficina comunitária da fase de Diagnóstico e Diretrizes, que aconteceu na noite de sexta-feira (10) no Salão Paroquial da Igreja do Santa Terezinha, no Guaraituba, o edil falou da importância da revisão do PDM.

Colombo Atenta: Qual a importância da Revisão do PDM para o municipio?

Anderson Prego: Estou participando ativamente das oficinas comunitárias e audiências publicas que estão acontecendo para desenvolver a revisão do Plano Diretor para os próximos 10 anos. Em 2017 como nos anos anteriores, cobrei firmemente a revisão, que já estava desatualizada desde 2012. Por isso realizei uma Indicação Legislativa nº 405/2017, que foi encaminhada à Secretaria de Governo, solicitando que a prefeitura realize estudos para realização de revisão do Plano Diretor mais participativo no Município de Colombo.


Cobrei que toda essa revisão fosse realizada com a participação efetiva da população, para que apresente os problemas das comunidades, desafios, criticas, ou seja, uma realização de um diagnostico de como esta nossa cidade, para que depois possamos realizar um planejamento adequado para solucionar todos os itens apontados. Acredito que a forma que esta sendo realizada a revisão, busca garantir a participação da população como manda a lei. É um desafio grande escutar a população e muito necessária.

Como apresentei em 2017, É oportuno ainda, salientar que o Estatuto da Cidade foi uma Lei construída a partir da articulação de movimentos populares e estabelece que o processo de elaboração, acompanhamento e revisão do Plano Diretor deve ocorrer com a ampla participação popular, através da promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e associações representativas dos vários segmentos da comunidade; garantindo publicidade quanto aos documentos e informações produzidos e do acesso de qualquer interessado aos documentos e informações produzidos.

Deixe uma resposta