Nesses períodos de comemorações , onde a alimentação tem um peso muito importante , sempre ficamos com aquela pontinha de culpa quando comemos aqueles alimentos que são considerados perigosos para nossa saúde ou boa alimentação.

 

No momento , esse alimento é o chocolate, que existe de diversas formas pra ser saboreado . Ao leite , com muita gordura , com pouca gordura , com 20, 30 40 e até 80 por cento de cacau e tantas outras formas.

Daí vem a dúvida : comer , não comer , quanto comer , qual comer?

Essa maravilha que é o chocolate , pode ser consumida numa pequena porção até diariamente , de preferência com a maior porcentagem de cacau , porque esse é muito importante pra nossa saúde , pela quantidade de antioxidantes que nos oferece.

Nesse período , quando temos disponíveis diversas preparações , com muito açúcar e gordura e que são deliciosos, muitas vezes fica difícil resistir . Então  a palavra chave é :  BOM SENSO .

Isso significa , comer quantidades moderadas , até como sobremesa, ou como complemento de um lanche da tarde. O “pecado” é o exagero , tipo comer uma barra/ caixa/ ovo  de chocolate, tudo de uma só vez.

Se você tem um dia a dia saudável , onde consome frutas , verduras, gorduras boas,  como o  abacate , óleo de coco e oleaginosas . Tem um consumo bom de água , dorme quantidade suficiente de sono / noite , pratica exercício físico ; consuma sem culpa o seu chocolate de Páscoa e seja feliz.

Uma dica  é colocar uma pequena porção do doce/chocolate na ponta da língua e deixar ir derretendo devagar . Dessa forma  a percepção do doce é maior e a saciedade e vontade são sanadas com porções menores.

« Mousse de Abacate e Cacau »

Ingredientes

1 abacate pequeno ;

½ limão;

1 colher sobremesa rasa de óleo de coco ;

1 colher sobremesa rasa de cacau.

Preparo

Bata o abacate com o suco de meio limão no liquidificador ou processador e acrescente o cacau . Coloque esse mousse num recipiente e acrescente o óleo de coco . Misture bem e saboreie . Se preferir pode usar um pouco de açúcar mascavo ou açúcar de coco.

Rosangela –  Nutricionista

A minha missão é levar as pessoas o conhecimento de uma alimentação balanceada e possível de se praticar ,para a vida ser leve , feliz  e saudável

Deixe uma resposta