Gengibre (Zingiber officinale)  essa planta maravilhosa , parente da cúrcuma , é uma raiz com excelentes poderes para a  saúde .

Ela e originária da ilha de Java, Índia e China. No Brasil, o gengibre foi introduzido pelos portugueses por volta do século XVI.

Ela pode ser usada como tempero , acrescentada ao chá de canela , hibisco e também utilizada sozinha para um chá .

É um alimento termogênico , porque os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes nessa raiz, atuam aumentando a produção de calor e suor, que pode ser um auxiliar na alimentação para eliminar peso, bem como prevenir o ganho de peso .

Possíveis  benefícios do gengibre, ele pode :

  •  Auxiliar na perda de peso

Ele acelera o metabolismo estimulando a queima de gordura corporal.

  • Combater azia e gases intestinais

O gengibre é bastante utilizado para combater azia e gases intestinais, nesse caso  o consuma na forma de chá. Esse chá é feito na proporção de 1 colher de gengibre para cada 1 xícara de água, e o ideal é que sejam ingeridas 4 xícaras de chá ao longo do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinais.

  • Atuar como antioxidante e anti-inflamatório

O gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.

  •  Melhorar náuseas e vômitos

O gengibre ajuda a reduzir as náuseas e vômitos que frequentemente ocorrem durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias. A melhora desses sintomas é obtida após cerca de 4 dias de consumo de 0,5 g de gengibre, o que equivale a cerca de ½ colher de café de raspas gengibre que devem ser tomados de preferência pela manhã.

  •  Prevenir o câncer cólon-retal

O gengibre também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.

  •  Proteger o estômago contra úlceras

O gengibre ajuda a proteger o estômago contra as úlceras porque ajuda no combate à bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais. .O gengibre também previne o aparecimento do câncer de estômago, que na maior parte dos casos está ligado a alterações nas células provocadas pela úlcera. Veja quais são os sintomas da gastrite provocada pela H. pylori.

É claro que nenhum alimento age sozinho em nosso organismo , para uma vida saudável é necessário um conjunto de fatores , incluindo a alimentação.

Esses fatores são :

  • Exercícios físicos regulares
  • No mínimo 6 a 7 horas de sono profundo
  • Paz interior
  • Meditação
  • Cuidados com o corpo
  • Observação contínuas dos pensamentos , buscando sempre que os mesmos sejam de gratidão, paciência, resignificação ( mudar o significado daquilo que não nos faz bem); resiliência. Não podemos nos livrar das maldades do mundo , mas podemos escolher como lidar com elas.
  • Higiene pessoal , como escovar bem os dentes, tomar banho diariamente , lavar as mãos com frequência, hidratar a pele externamente.
  • Beber água , no mínimo 1 litro e meio por dia.
  • Amar e amar e amar …. a si próprio , a vida , as pessoas .

Se você gosta de gengibre, coloque raspas de gengibre na sopa , ensopados de carne , de legumes , no arroz  e em muitas outras preparações . Invente e faça diferente !

  

Observação : pessoas com pressão alta e mulheres grávidas devem conversar com seus médicos ou nutricionista pra saber se pode incluir em sua alimentação.

A natureza dá , use mas não abuse, o excesso …..bem , sabe o que acontece com o excesso né ?

Rosangela –  Nutricionista

A minha missão é levar as pessoas o conhecimento de uma alimentação balanceada e possível de se praticar ,  para a vida ser leve , feliz  e saudável.

Atuação :

Atendimento em consultório:

Grupos de emagrecimento  e orientação nutricional;

Grupos sobre preparação de alimentos

Comercialização de alimentos funcionais congelados;

Consultório Avenida Marechal Deodoso 211 15º andar sala 1507

e-mail rosamemora@gmail.com

pagina : https://www.facebook.com/nutricaoeestetica/

watsap 41 999749688

Deixe uma resposta