Já escrevi sobre isso,  mas vou retornar nesse assunto porque é muito importante pra ter uma alimentação saudável.

Pode dar um pouco de trabalho planejar a semana na área da alimentação. Muitas vezes prioriza-se o trabalho, ou até mesmo atividades , como academia e encontros sociais, mas no momento de cuidar da  saúde que não vemos , como o rim , coração, fígado etc , é deixado de lado ou cuida-se “comodá”. Aquela olheira, por excesso de açúcar, lapsos de memória por deficiência de nutrientes, estão ali para mostrar sutilmente que os hábitos alimentares estão desfavoráveis e na maioria das vezes isso acontece porque não se sabe  o que comer , não foi comprado e ou preparado com antecedência, ou deixado para fácil acesso , como uma fruta por exemplo.
Que tal começar planejando café da manhã e os lanches ? e aos poucos planejar o cardápio do dia , depois da semana e do mês.

Deixe  preparado a noite o café da manhã, assim você acorda e pode saborear com mais tempo as delícias do desjejum , momento esse que estará reabastecendo o seu organismo o qual repousou durante a noite. Mastigue devagar e sinta o sabor de cada item , agradeça pelo alimento , pela saúde , pela noite dormida e tantos outros graças recebidas.

Observe o processo da mastigação . Sinta a respiração , perceba que está nutrindo seus orgão que irão sustentar a vida . Perceba seus pensamentos e se abasteça de boas idéias .

Para os lanches, já deixe as frutas higienizadas, assim é mais fácil de pegar e levar pra comer nos intervalos da manhã e da tarde.

Prepare a farofa funcional.

Disponibilize as garrafas com água pra uma perfeita hidratação durante o dia, às vezes a sensação de fome é o organismo reclamando a mau hidratação.

Sabe aquele velho ditado “ quem não é visto , não é lembrado” ? isso vale para os alimentos , então deixe a vista as frutas , as castanhas , o óleo de coco.

Priorize a boa alimentação e tenha mais disposição , saúde e alegria.

Farofa Funcional

Ingredientes : ½ xícara de semente de linhaça ou chia; ½ xícara de nozes; ½ xícara de castanha do Pará; ½ xícara de aveia em flocos; 2 colheres de sopa de farinha de banana verde; 3 colheres sopa de maca peruana.

 

Modo de preparo : Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma farofa homogênea . Obs : armazenar em pote escuro e na geladeira. Consumir em 7 dias , 1 colher sopa cheia sobre a salada ou sobre a comida no almoço ou jantar , ou mistura a sucos e vitaminas.

Rosangela Mendes de Moraes – Nutricionista

Deixe uma resposta