O armazenamento correto dos alimentos é fundamental para a saúde e é a base de uma alimentação sadia , evitando também o desperdício.

Alimentos guardados inadequadamente podem causar intoxicação alimentar.

A organização dos alimentos na geladeira é muito importante para a conservação de suas propriedades e prazo de validade.

A temperatura da geladeira é variável de prateleira pra prateleira  e a conservação dos alimentos depende do grau de temperatura , por exemplo as carnes necessitam de uma temperatura menor encontrada na prateleira superior.

Vamos para algumas dicas:

– leite , iogurtes queijos , carnes , colocar sempre em recipiente com tampa e na prateleira superior.

– Alimentos prontos e sobras das refeições , devem ser também armazenados em recipiente de plástico ou vidro, com tampa ,e colocados na prateleira do meio.

– Os ovos , devem ser guardados na prateleira do meio , nunca na porta  , pois nesse espaço há muita variação de temperatura .Os ovos devem ser higienizados somente na hora do consumo , nunca lave os ovos para guardar na geladeira , pois irá tirar a película natural de proteção,facilitando a contaminação por microorganismos , verificar sempre a validade e fazer o teste da submersão.

– Frutas , legumes e verduras ficam na prateleira de baixo ou gaveta , sempre embalados em sacos plásticos .

– Temperos, como alho e cebola devem ser guardados em recipientes bem fechados.

– as caixas de leite , devem ser higienizadas antes de abertas e, após abertas , cobrir com filme plástico a abertura. Ficar atento ao prazo de validade.

– Se não houver recomendação contrária no rótulo , o café pode ser armazenado na geladeira para conservar o aroma.

– Na porta , guardar sucos e geleias e o café , cuidando para não exceder o peso e assim dificultar o fechamento correto da porta.

A limpeza deve ser feita a cada quinze dias ou a cada mês , depende  da quantidade de alimentos , ou seja , quanto mais alimentos , menor o tempo para fazer a  limpeza.

Não utilizar produtos abrasivos ( podem causar fissuras e impregnação de sujeira ), nem água sanitária ou detergente com cheiro pois pode passar para os alimentos.

Limpar com bicarbonato de sódio dissolvido em água morna.

Uma geladeira bem organizada facilita o dia a dia e os bons hábitos alimentares.

Rosangela Mendes de Moraes

Nutricionista

 

Atuação :

Atendimento em consultório

Líder de emagrecimento

Palestra para pequenos grupos

Grupos de emagrecimento

Comercializaçãp de alimentos funcionais congelados

Consultório Avenida Marechal Floriano 211 15 andar sala 1507

e-mail rosamemora@gmail.com

pagina : https://www.facebook.com/nutricaoeestetica/

watsap 41 99974-9688

Deixe uma resposta