Em continuação ao debate sobre o problema das constantes enchentes que assolam Colombo há mais de 22 anos , hoje ouvimos as opiniões do vereador Anderson Prego (PT) , e do professor Alcione Giaretton (PRB) , diretor do Colégio Baldo , na Vila São José , e ex-candidato a vice-prefeito na chapa de Hélder Lazarotto , na eleição de 2016 .

Confira:

ANDERSON PREGO (PT)

Vereador , Anderson Prego do PT

“Acredito que para combater as constantes enchentes de Colombo é preciso termos o Plano Municipal de Drenagem do solo, para criar mecanismos de infra-estrutura urbana, relacionados com o escoamento das águas pluviais, dos rios e riachos áreas urbanas do nosso município. Ter um mapeamento das áreas que ocorrem os alagamentos e poder intervir antecipadamente para que as famílias colombenses não sofram.” Anderson Prego , vereador do PT

PROFESSOR ALCIONE GIARETTON (PRB)

Professor , Alcione Giaretton

“Você pode perguntar a qualquer político de Colombo, qualquer vereador, a todos os secretários que passaram pela pasta de Obras e Viação, pode ter certeza , que cada um deles sabe exatamente aonde estão os pontos de alagamento. Só que agora a situação está se agravando, porque além daqueles que já estavam e estão há bastante tempo comprometidos ,  existem as ruas novas que foram feitas e pavimentadas , recentemente aqui na rua Paranaguá, próximo ao Paloma , um asfalto muito bem feito por sinal , com calçadas , paisagismo , sinalização horizontal e  vertical , passeio ,  tudo certinho , só que a parte mais importante não fizeram. Eu vi a rede pluvial , fui lá conferir , e  com tanta chuva que cai no município, chuvas torrenciais, fazer tubulações, em galerias de água com tubos de 60 é brincadeira , falta de inteligência mesmo.

Na verdade estão esconder por baixo do asfalto o maior defeito e a maior falha .Você me pergunta o que falta então? Falta fazer realmente algo definitivo; Galerias maiores, não deixar tão rebaixadas as moradias nessas novas pavimentações , com galerias de pouca capacidade para o escoamento de água , e mais uma série de ações que podem serem realizadas com planejamento antecipado .

Se você pegar pelas últimas enchentes, quase todas as partes baixas estão alagando .O que houve no Guaraituba e Paloma, pode ter certeza, se chover novamente como está previsto, ainda teremos muitas perdas e prejuízos .

Mas , o fato real mesmo , é a falta de administração , é um melhor planejamento. Nossa cidade , é uma cidade grande, mais tratada como município pequeno. Temos um grande número de terrenos, que ninguém sabe quem é o dono , talvez seja até da própria prefeitura, e que hoje serve de depósito de lixo e sujeira . É também impressionante a quantidade de pessoas que jogam entulhos nas ruas .

É preciso fazer um trabalho de base ,educar a população, reeducar os jovens, e isso não se faz do dia pra noite , tem que ser um projeto muito bem feito ,  bem estruturado, com uma boa participação e conscientização de todos , de A a Z , de todas as idades , começar desde a pré-escola , envolvendo  ONGs, entidades de vários setores , é assim que a gente pode chegar em melhores resultados e resolver de fato os maiores problemas. Cidades próximas de Colombo passaram por questões mais sérias que nossa e resolveram . Aqui não, ficam torcendo para não chover,
Cadê vez que chove é esse caos. Mas tenho esperança de que vamos chegar lá ainda” Professor Alcione Giaretton

Deixe uma resposta