Depois das enchentes que atingiram Colombo no último fim de semana , o site Colombo Atenta está fazendo uma série sobre o tema . Nesta sexta-feira (26) o ativista ambiental do Projeto Arborize de Colombo , Leno Venuka , é quem dá sua opinião . Confira:

Enchentes, de quem é a culpa?

Com o passar dos anos, percebemos que enchentes e inundações nos perímetros Urbanos tem se tornado cada vez mais constantes. Com a chegada do verão e o aumento de Volume das chuvas, esse problema só se intensifica, afetando principalmente as regiões mais carentes do perímetro Urbano, como é caso de alguns bairros do Município de Colombo.

Sabemos bem que este grave problema se deve principalmente pela falta de escoamento das águas, consequência de um crescimento desordenado e insustentável das cidades.

Colombo, nem de longe é exemplo quando o assunto é prevenção de enchentes. Elas ocorrem quando o volume de chuvas é realmente intenso, o que no caso é um fenômeno Natural, algo que o homem não pode controlar. Mas, por outro lado, temos também a mão do homem como principal responsável pelas enchentes e enxurradas.

De um lado, temos o poder público, que pouco investe em projetos para contenção das enchentes, e quando investe as ações são apenas superficiais e não resolvem o problema  por completo. Como é da ação de desassoreamento dos rios, que tem como finalidade aumentar o número de vazão da água dos rios através da retirada de terra e outros dejetos que ficam submersos e diminuem a capacidade de fluxo da água. Está ação é fundamental, mas não basta por si só. Principalmente quando a prefeitura faz a retirada e joga todo tudo às margens do próprio rio, vem uma nova chuva e toda essa sujeira volta para onde estava. Digo isso, pois já presencie estás ações erronias em alguns rios de Colombo.

Do outro lado, temos uma população que age inconsequentemente quando joga lixo nas ruas, em terrenos baldios e até mesmo em rios e suas encostas. Em pleno Sec. XXI ainda precisamos falar sobre o básico da Educação ambiental, que é o cuidado com o seu próprio lixo.

O lixo é o principal causador do entupimento de boieiros e principalmente pelo entupimento das Galerias de águas pluviais. Estas galerias tem um grande papel durante as chuvas pois são elas as responsáveis por acumular água e evitar enchentes, mas, infelizmente estão acumulando lixo.

Pensemos um pouco mais, a chuva é um fenômeno natural, mas as enchentes são de total responsabilidade, nossa e de nossos governantes.

Que possamos cobrar dos órgãos públicos, fiscalizar e participar dos conselhos de nosso Município, mas também possamos colocar a mão na consciência na hora de descartar o nosso próprio lixo.

 

Vereador Anderson Prego e Leno Venuka ,

Leno Venuka

Coordenador Projeto Arborize

 

Deixe uma resposta