HIGIENE ALIMENTAR

O tema alimentação está cada dia mais na mídia . Queremos saber sempre das novidades.

Qual o melhor alimento ? Como fazer uma preparação saudável ? Como e quando consumir ? e outras tantas questões.

Porém, são muito poucas as vezes que se disponibiliza e se tem a busca sobre a higiene da preparação desde o início até o final do consumo.

Como armazenar/guardar corretamente na geladeira ?

Em quanto tempo se deve consumir cada alimento depois de preparado  ?

A contaminação alimentar depende muito do tempo entre preparo e consumo e também da temperatura e local armazenado.

Muitas vezes , aquela indisposição gástrica/intestinal que persiste , principalmente em crianças e idosos uma das causas pode ser a manipulação inadequada dos alimentos .

 

Todo alimento deve ser coberto, ou estar em embalagem tampada tão logo seja preparado.

Conversar sobre os alimentos enquanto os prepara, principalmente aqueles que não passarão por alta temperatura, poderá contaminá-lo e se o tempo entre preparação e consumo for longo poderá causar uma intoxicação alimentar.

As mão devem ser sempre bem higienizadas e se possível, fazer o uso do álcool gel 70 %. Unhas curtas e sem esmalte , ou então usar luvas descartáveis ( usar uma vez e descartar).

NUNCA usar o talher que manipulou a carne crua para manipular a carne preparada ou outros alimentos, tipo tomate pra salada. Se usar o mesmo talher , higienizar com água e sabão antes.usar o mesmo talher sem higienizar ,pode acontecer o que chamamos de contaminação cruzada.

Amarrar o cabelo , melhor ainda se  colocar uma touca , pois esse , não causará intoxicação ( a menos que estela muito sujo/contaminado ) , mas irá gerar um grande desconforto para quem for premiado com ele em seu prato.

Desta forma podemos entender que a boa alimentação , depende de muitos cuidados para que seja realmente saudável.

Esses dias numa grande mídia , a  gestora do grupo ensinava a fazer uma cocada saudável . Porém, o alimento preparado estava exposto, e a mesma tossiu algumas vezes sobre o alimento , além do cabelo solto . Ao ser informada por mim que isso não era saudável , a mesma disse que quem ia comer aquele alimento eram os membros de sua família que já estavam acostumados com o seu hábito na higiene dos alimentos que ela preparava.

Mantenha sua família , amigos, manipuladores de alimentso,  instruídos sobre a higiene alimentar pra que , de repende, você não passar por isso, e dependendo do caso , sofrer uma intoxicação alimentar .

  • Gostou do texto? Deixe seu comentário , me ajude a trazer informações sobre alimentação e suas práticas.

Deixe uma resposta