O fact-checking , checagem dos fatos , que serve para para confrontar dados , pesquisas , documentos que dia-a-dia são divulgados pela midia por meio de assessorias de imprensa de politicos , empresas e afins  , está ganhando corpo no Brasil , é um segmento do jornalismo que está ganhando muita credibilidade , os três principais meios que fazem essa checagem são: Agência Pública , Aos Fatos e o Truco .

A importância de se ter um meio com a finalidade de fazer o trabalho de contraponto aos fatos históricos é de extrema relevância para o público , uma vez que o jornalismo tradicional perdeu essa referência em razão dos interesses editoriais , que por muitas vezes , ou quase sempre , são guiados por interesses econômicos , visando dar lucro aos meios , e para isso é necessário ocultar certas informações.

A principio um municipio como Colombo , que não possui uma midia independente , com exceção de dois ou três blogueiros , poderia criar um meio não governamental para fazer uma vez por mês uma checagem daquilo que ocorreu e dos registros dos fatos ,  também uma fiscalização dos atos do poder executivo e legislativo , que como bons gêmeos siameses não tem qualquer interesse em que a população saiba dos contraditório , o papel que deveria ser exercido pelos vereadores não é feito , com exceção de Anderson Prego (PT) ,e assim mesmo no âmbito do legislativo apenas e com muitas restrições que o mandato e o sistema vigente de atuação dos vereadores lhe impõe .

A criação de agência cidadã com essa finalidade , seria sem envolvimento partidário , mas acima de tudo criaria um meio para que a população possa saber , por exemplo: o quanto a Prefeitura gastou com merenda escolar e distribuição de medicamentos , e se a verba foi aplicada de forma correta . Ou também para se ter conhecimento de quantos projetos de lei o vereador do seu bairro apresentou e o quanto ele gasta para manter seu gabinete .

Segundo a Agência Lupa , o fact-checking serve para qualificar o debate público e aprimorar a democracia. Link ao lado: AGÊNCIA LUPA

A idéia está lançada , basta agora que os ativistas interessados se proponham a colaborar e fazer acontecer , ou Colombo ficará eternamente refém dos meios de comunicação chapas-branca da prefeita Beti Pavin

Deixe uma resposta