O desejo de uma vida mais saudável e com excelente qualidade , é um condição muito desejada pela maioria das pessoas. Porém , alcançar e manter esse objetivo exige  , dedicação, paciência e persistência . Se a vida não está muito boa , o primeiro passo é reconhecer e aceitar que as atitudes atuais não estão beneficiando a saúde como um todo .

Pra saber como está a qualidade de vida  faça uma lista dase atitudes diárias e de vida e avalie que benefícios ou malefícios estão trazendo pra vida:

Uma das atitudes que influenciam muito numa boa qualidade de vida , é o hábito alimentar, isso mesmo , a forma como nos alimentamos normalmente advém de hábitos , tipo o que como , há que horas como , como processo o alimento.

Pra termos bons hábitos alimentares , como já venho escrevendo em postes anteriores o importante é conhecermos o nosso dia a dia e a ele inserirmos nossa alimentação , sendo ela o mais próximo , se não for possível ser totalmente, de uma alimentação equilibrada e saudável .

Sabemos já da importância dos nutrientes e que não é bom que estejam em excesso ou em falta , e sim em quantidades suficientes pra dar ao organismo o suporte aos processos bioquímicos como a digestão , mecânicos como a mastigação e todos os outros necessários pra uma vida digna .

Pra começar uma boa alimentação o interessante é listar os hábitos atuais de vida, e saber como está a saúde do organismo .

 O profissional de nutrição pode auxiliar na verificação da saúde , solicitando exames para avaliação de alergias, deficiências, carências alimentares e juntos promover um plano alimentar passível de ser seguido e que traga benefícios duradouros .

Um bom plano alimentar se começa com um planejamento de compras de alimentos , de preparação de um cardápio prévio e de conhecimento dos alimentos pra que possam ser ingeridos sem restrição de lugares e horários . Por exemplo , ir há uma festa e não comer , porque está fazendo “regime “ ou não fazer o lanche porque não deu tempo. Ou então ir com fome fazer compras e comprar alimentos com muito carboidrato porque fornecerão energia imediata.

O plano alimentar deve ser realista ,sem aquelas dietas malucas “que irão fazer você perder peso em 7 dias” , deve  caber no  dia a dia e no orçamento financeiro  e também ser agradável e permanente.

Nesse plano , dois hábitos são muito importantes:

Nunca sair de casa sem um lanche saudável da bolsa e ter em casa alimentos saudáveis fáceis de preparar , com o kefir por exemplo , frutas , castanhas.

E tudo começa com a aquisição dos alimentos , então :

O que fazer  antes de ir as compras ?

Faça um cardápio pra semana;

Verifique a despensa e geladeira pra saber os itens que irá precisar;

Faça uma lista;

Proponha –se a fazer escolhas conscientes;

Alimente-se ;

Beba água;

Determine o valor que irá gastar , pra não cair na armadilha de levar o que não estava na lista;

Se as crianças forem junto , aproveite pra ensinar a lição de planejamento e economia doméstica.

Toda mudança é possível e gradual e todos estamos aprendendo nesse processo diário , nem sempre conseguimos executar o que aprendemos ou sabemos que tem que ser feito , mas o importante é ser paciente e persistente .

Rosângela Mendes de Moraes é nutricionista formada pela PUC-PR

Atuação:

Atendimento em consultório

Líder de emagrecimento

Palestra para pequenos grupos

Grupos de emagrecimento

Comercializaçãp de alimentos funcionais congelados

Consultório Avenida Marechal Floriano 211 15 andar sala 1507

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