O falecimento de Ziquita , o melhor de todos os técnicos do futebol de Colombo , ocorrido na madrugada desta segunda-feira (18)  não pegou ninguém de surpresa , até por conta da enfermidade contra a qual Mário Jurandir Raimundo lutava há vários anos. Só não é possivel deixar de sentir a dor da perda e a tristeza do luto , mesmo sabendo que este jogo da vida um dia termina , e hoje acabou para o nosso querido Tio Zica , como gostava de ser chamado .

Minha relação com o mestre foi muito além de um trabalho inédito lançado em Colombo , no ano de 1989 ,quando era diretor do departamento de esportes , e lançamos o PROJETO ESCOLINHA DE FUTEBOL . Ziquita foi o primeiro de todos os treinadores que por ali passaram , e o mais importante , com ele o municipio de Colombo , apesar das muitas dificuldades , foi destaque nas COPAS GAZETA DE FUTEBOL JUVENIL , COPA TRIBUNA DE FUTEBOL JÚNIOR E JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ . O técnico sabia que a verba era curta , mas com seu carisma dava um jeito de  administrar a garotada , muitas vezes até o lanche era feito por nós e o material de jogo doado por pessoas amigas . Para Ziquita o importante era colocar o time em campo .

Meu último contato pessoal com o futebol e com Ziquita foi em 1994 , quando eu presidia o Juventus EC e levei o técnico e amigo para dirigir o júnior no certame da Liga , e fomos campeões .

Muito já se falou da história de Ziquita dentro do nosso futebol , mas aqui fica a homenagem do grande irmão e amigo , que sonhou comigo um sonho , e juntos realizamos um grande projeto , que jamais poderá ser esquecido e interrompido , pelo fato ter sido concebido , não por questões eleitoreiras , mas por ser um ideal que nos movia , e que os politicos nunca entenderão na sua essência .

A ideia do Projeto teve inicio muito antes de assumir o departamento de esportes a convite de Dalprá e Beti , esse era um assunto que norteava sempre minhas conversas com o “peixe” , quando fui convidado para o posto essa foi a primeira condição que coloquei para Beti Pavin , que de pronto aceitou , Ziquita teve que fazer o concurso público como servente , e passou a ser funcionário da prefeitura

Gratidão , grande amigo!

Em breve nos encontraremos!

Elias Glaucio

 

Deixe uma resposta