Você sabia que  aquela rinite , sinusite que não melhoram, o cansaço que não vai embora, as dores pelo corpo , o mau hálito , tonturas , acne , doenças vaginais , doenças de pele, irritação , podem ser causadas por um intestino cuja flora está danificada ?

Alimentos como açúcar refinado, farinha de trigo,levedura de cerveja, alimentos lácteos , bebidas doces, bebidas alcoólicas (principalmente a cerveja); alguns remédio como antibióticos e também o estresse podem alterar a flora intestinal , favorecendo a proliferação de  fungos que se espalham pela corrente sanguínea e atingem os órgãos ou tecidos como pulmão, cérebro nariz ,  pele e outros ?

Um estudo da Clínica Mayo nos Estados Unidos observou que 210 pacientes  apresentaram sinusite crônica.

Através das amostras de muco da cavidade nasal, constatou-se que 96% deles tinham cândida, um tipo de fungo muito comum nos dias atuais.

Com isso podemos dizer que , a sinusite crônica nada mais é do que reação do organismo que sofre com fungos patogênicos.

E como melhorar nossa flora intestinal ?

– Bebendo bastante água ;

– Diminuindo ingestão de doces e bebidas açucaradas;

– Comendo fibras encontrada nas frutas , legumes e  alimentos integrais;

– Consumindo probióticos e alimentos ricos em lactobacilos, como o iogurte natural (melhor o caseiro) e o kefir, pois eles são capazes de restaurar a flora bacteriana intestinal ;

– Consumindo óleo de côco;

– Melhorando a qualidade do sono e horas dormidas;

Um intestino saudável , uma vida mais feliz

Rosângela Mendes de Moraes é Nutricionista e colunista deste site

Deixe uma resposta