Com a aprovação pela Comissão da Reforma politica na madrugada desta quinta-feira (10) do ‘Distritão’ , que muda as regras da eleição para cargos de deputados estaduais e federais para as eleições de 2018 , os pretensos pré-candidatos de Colombo para o pleito do ano que vem podem desistir da disputa , já que pela nova emenda somente os mais votados em todo estado serão eleitos , não havendo mais o voto de legenda e favorecendo os caciques dos grandes partidos , com isso as chances de uma candidatura dos colombenses ficam praticamente inviáveis . Não há como fazer cerca de mais de 35 mil votos sem a ajuda dos sufrágios de legenda.

Entenda

No “distritão”, são eleitos os deputados mais votados em cada Estado. Se a proposta for de fato aprovada, ela vai mudar a maneira como as 513 cadeiras da Câmara dos Deputados serão preenchidas.”

“No modelo atual, denominado proporcional, a eleição depende do quociente eleitoral, um cálculo que leva em consideração os votos válidos no candidato e também no partido. É a partir desse índice que são calculadas quantas vagas cada partido consegue preencher e, assim, as cadeiras disponíveis são ocupadas. “

Se for aprovado em plenário o ‘Distritão’ vai favorecer as candidaturas de Luiz Claudio Romanelli (PSB) deputado estadual que representa a atual administração na ALEP , além de outros deputados que já estão exercendo mandato e tiveram grande votação na última eleição , como: Gilberto Ribeiro , Luiz Carlos Martins , Requião Filho , entre outros.

 

 

Deixe uma resposta