Para o equilíbrio alimentar é necessário que a nossa alimentação contenha todos os tipos de nutrientes dentro de uma porcentagem adequada para cada organismo de modo a evitar carências ou excesso de um ou de outros.

É importante que ela seja variada, com alimentos tanto de origem animal quanto vegetal.

O  consumo de nutrientes ,depende de vários fatores individuais como idade , sexo , atividade física.

Para isso é calculado as calorias necessárias a esse organismo . Essas calorias são fornecidas pelos nutrientes . Um indivíduo , por exemplo de 70 kg e uma atividade física moderada requer cerca de 3000kcl por dia, já uma mulher de meia idade com 55 kg e também atividade moderada necessita um pouco menos , tipo 2500 Kcal.

O cardápio deve ser montado em torno dessas porcentagens:

55 a 60 %  carboidratos

12 a 15% proteínas

30 a 35 % gorduras

Conter vitaminas e minerais , fibras e bastante água.

O equilíbrio deve acontecer também dentro de cada nutriente. Os carboidratos por exemplo existem os simples( açúcares ) de rápida absorção e que devem ser consumidos com moderação por aumentaem rapidamente os níveis de glicose sanguínea interferindo assim na produção de insulina , podendo ser prejudicial a saúde e facilitar o ganho de peso.Os complexos ( amidos ) que por serem absorvidos mais moderamente , conforme seu índice glicêmico , e que são melhores aproveitados no fornecimento de energia.

As proteínas , as quais devem ser de origem animal como carnes, ovos, leite e vegetal como feijões, oleoginosas .

As gorduras por sua vez , muito importantes também ,mas com consumo moderado para as de origem animal  pois essas tem ácidos graxos satutados que favorecem o aparecimento de alterações cardiovasculares. As de origem vegetal , muito importantes para o funcionamento do organismo , como as encontradas no abacate, óleo de coco, castanha e nozes.

Podemos considerar 60 % de consumo de gordura vegetal e 40 % de gordura animal.

Para o equilíbrio das vitaminas e minerais o cardápio deve conter frutas e legumes, e em algumas fazes da vida como primeira infância, gravidez , lactação, terceira idade muitas vezes será necessário a suplementação via oral.

Diante de tudo isso podemos observar que o equilíbrio alimentar se consegue consumindo todos os tipos de alimentos com moderação e sabedoria.

 Até próxima semana !

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Rosângela Mendes de Moraes é nutricionista formada pela PUC

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