Basicamente todos os alimentos possui um pouco de cada nutriente .  Mas para que seja possível o equilíbrio nutricional eles foram colocados numa pirâmide a qual indica a maneira de consumo .

Sendo assim , uma maçã por exemplo tem carboidrato , proteína, vitaminas e minerais , porém não possui nada de gordura , já a carne possui proteína , gorduras , vitaminas e minerais , mas não contém carboidrato . As massas possuem  carboidratos, proteínas , gorduras vitaminas e minerais , mas o nutriente que mais está presente nas mesmas é o carboidrato  que como já vimos fornece energia  a qual se não for gasta na mesma quantidade que consumida será armazenada em forma de gordura.

Os produtos de origem animal como a carne , os ovos , os embutidos , os queijos , o leite e seus derivados têm mais proteínas e gorduras . As proteínas são muito importantes em todas as fases da vida principalmente no ínicio da mesma , aí a importância da amamentação.

 As gorduras quando ingeridas de maneira saudável , são muito benéficas a todo organismo.

  • Mas e então , que alimentos são considerados energéticos , ou seja , tem em maior quantidade o nutriente carboidrato ?

Estes são as massas , os doces em geral , as grande maioria das  frutas  ( quanto mais maduras mais carboidratos possuem e de rápida absorção ), os tubérculos como a mandioca , todas as batatas ,( a batata doce, embora tenha bastante carboidrato ela tem baixo índice glicêmico , por isso não faz picos de insulina e auxilia no emagrecimento , dando saciedade por um prazo maior de tempo.Também estão aqui o arroz, os cereais, o milho , mel e a tapioca.

  • E os alimentos construtores , aqueles com maior quantidade de proteína ?

Todos os tipos de carne ( aves, bovinas, peixes , suínas), leite e derivados, ovos, feijões,nozes e sementes em geral, soja.

  • Alimentos que possuem o nutriente gordura em maior quantidade.

 

ü  Gorduras saturadas que não fazem bem a saúde : carnes , queijos, leite  e seus derivados integral, óleo de dendê, bolos, biscoitos e produtos de panificação etc.

ü  Gorduras insaturadas  que são as gorduras boas : azeite de oliva, abacate, ovo , oleoginosas, óleo de côco ( esse possue o ácido láurico que é muito importante para o equilíbrio imunológico)

Obs : há muitas controvérsias sobre o óleo de coco , vou dedicar um momento só pra ele.

  • Alimentos ricos em vitaminas e minerais os reguladores

Todas as frutas e verduras.

 

Não esquecer que para uma alimentação equilibrada, devemos comer  um pouco de cada grupo de alimentos , sempre em quantidades  de acordo com nossas necessidades diárias , ingerir fibras e água.

Próxima semana : como conseguir o equilíbrio alimentar . Até lá

Rosângela Mendes de Moraes é nutricionista formada pela PUC-PR

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