Se o eleitor de Colombo resolver dar um Google e fazer uma busca mais apurada sobre quem foi o governador que mais fez obras no município de Colombo vai levar um choque de realidade ,  se também analisar as realizações de Jaime Lerner ( 1997/2000 e 2001/2002) e ex-governador de Beto Richa ( 2011/2014 e 2010/2018) , que para o bem geral do Paraná e dos colombenses deixou a sua herança maldita para Cida Borghetti em 6 de abril deste ano para concorrer ao Senado, e perdeu o foro privilegiado, envolvido que está até à alma em três operações : Quadro Negro, Publicano e na Lava Jato, e deve parar nas mãos de Moro…(há quem duvide e com razão) , e talvez seja condenado, apostas estão abertas para se saber mesmo se o juiz terá coragem para aplicar a Richa o mes mesmo que fez com Lula.

Dos três, apenas Requião poderá estar novamente no páreo para disputar o governo estadual, no momento pelas avaliações realizadas pelos institutos de pesquisa, o senador aparece tecnicamente empatado com Osmar Dias, Ratinho Junior um dos candidatos de RICHA, seguido da governadora Cida Birghetti,a outra candidata do tucano.

Quando assumiu pela primeira vez o comando do Paraná em 1991 , Roberto Requião teve o apoio em Colombo do então prefeito João Dalprá, do vice-prefeito Edson Strapasson e Beti Pavin , para vencer o ex-deputado federal , já falecido , José Carlos Martinez , o candidato do Presidente Collor de Mello . Venceu na garra , e em Colombo foi o mais votado.

Ao assumir o cargo em 1991 , Requião deixou claro que o município  seria uma prioridade na sua gestão, na verdade foi mesmo. Não dá nem para tentar fazer uma análise mais detalhada de tudo que ele fez por Colombo neste periodo , pois caso o contrário , Beto Richa e cia ficariam sem pisar o pé na Terra da Uva por uns 50 anos.

O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB ) que atualmente é o líder de Beto Richa na ALEP sabe disso, já que é representante de Colombo no Parlamento , e foi secretário de habitação  de Requião. Hoje ele deve estar envergonhado ao ter que fazer uma ponte entre os governos capengas de Richa/Cida e Beti Pavin. Os dois,  em quase sete anos não conseguiram concluir 6,5 km da “Roubovia da Uva.” Obra que Requião deixou encaminhada em 2010.

Só na área de educação o governo de Requião fez mais obras do que a maioria dos governos que o antecederam e o sucederam, sendo a área de destaque, no contexto geral o governo deixou sua marca em todos setores: Saúde , Saneamento , Segurança , Ação Social e Infraestrutura …

As obras do primeiro mandato de Roberto Requião foram marcadas pela prioridade á educação , infra-estrutura e saúde

Nos mandatos seguintes de 2007/2010 e 2011/2014 , o ex-governador também contribuiu em muito para que Colombo tivesse mais investimentos em todas as áreas,  além de ter escolhido Edson Strapasson , deputado estadual do municipio , para ser o secretário de Assuntos Metropolitanos.

Nesses dois mandatos , os grandes destaques da sua administração para Colombo foram: Urbanização da Vila Zumbi dos Palmares , uma das maiores ocupações irregulares do Paraná , Requião transformou o quadro social da região com o programa Direito de Morar , um investimento modelo para Brasil , também implantou ali ,  unidades de saúde , CMEI e obras de saneamento .

Requião não ficou só nisso , investiu em mobilidade urbana , construiu mais de 3 terminais dentro do programa de Integração do Transporte Coletivo , revitalizou a estrada de Ribeira ,fez o PA do Alto Maracanã , e liberou um montante inigualável de verbas para as gestões dos governos de Beti Pavin e de Jota Camargo .

Colombo, 28-09-2005 – Terminal do Alto Maracan‹, em Colombo
Foto: JosŽ Adair Gomercindo-SECS
Colombo, 24-09-09 – Estrada Ribeira – Inauguração do trecho urbano duplicado e revitalizado da Estrada da Ribeira, em Colombo. Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.

Urbanização da Vila Zumbi dos Palmares

Se o grupo de Beti Pavin se mantêm no poder até hoje , muitas dessas vitórias foram conquistadas graças ao prestigio que as administrações de João Dalprá e Edson Strapasson receberam do primeiro governo de Roberto Requião . Eis tudo !

Elias Glaucio

Prefeito e moradores de Colombo elogiam melhorias 

O prefeito de Colombo, José Antonio Camargo, disse nesta quarta-feira (21), ao participar da solenidade de inauguração do terminal do Alto Maracanã, que a cidade recebeu obras importantes do Governo do Paraná nos últimos anos. Ele citou a construção dos terminais do Alto Maracanã, Guaraituba e Roça Grande e as obras de revitalização da Estrada da Ribeira e da Rodovia da Uva, que cortam o município. 

“Essas obras são uma vitória para nossa população, e demonstram a sensibilidade e o desejo do Governo do Paraná em melhorar a qualidade de vida dos moradores de Colombo”, afirmou Camargo. “A reinauguração do Terminal Alto Maracanã coroa um belo trabalho. Ficamos satisfeitos em ver um equipamento que garante conforto, segurança e tranquilidade aos usuários do transporte coletivo”, disse o prefeito. Site da AEN.

Governador Roberto Requião com o prefeito de Colombo,
J.Camargo.
Foto Everson Bressan-SECS

Deixe uma resposta