Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente , data essa estabelecida na Conferência de Estocolmo , em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

Nesta segunda-feira (5)  várias ações de conscientização serão promovidas por entidades que nasceram para defender uma das mais importantes causas do dia a dia de todas as pessoas .

Em Colombo a Prefeitura irá promover a 3ª Semana do Meio Ambiente , que vai até o dia 9 de junho , as atividades serão realizadas em escolas e nas comunidades .Semana do Meio Ambiente

Além da Prefeitura , Colombo já conta com um importante movimento de luta pela preservação ambiental , o PROJETO ARBORIZE , idealizado por Leno Venuca em janeiro de 2013 , e que já realiza ações em várias frentes no sentido de defender as causa relativas á preservação ambiental . No último domingo de maio , a equipe do Projeto esteve em Ação na limpeza do Espaço Cultural CÉU DAS ARTES . Nesta semana o grupo também ira se reunir para realizar suas ações .

Para melhor conhecer o que é o Projeto Arborize transcrevemos a entrevista de Leno Venuca realizada em 2013 para site da Comunidade.  Confira :

Bate-bola com o idealizador do Projeto Arborize

Leno Venuca , idealizador do Projeto Arborize
Créditos das Fotos: https://projetoarborize.files.wordpress.com/2013/12/leno.jpg

 

 

Todas as ideias sempre saem da cabeça de alguém. O Projeto Arborize também tem um pai. O nome dele é João Leno Venuka, um jovem de 22 anos, morador de Colombo,, que sempre se interessou pelas causas ambientais. Participa do grupo de jovens da Igreja Católica e acredita na construção da civilização do amor, uma forma mais justo e harmônica de sociedade.

Sobre essas e outras questões,  o Leno explica as suas motivações e os objetivos do projeto.

Como surgiu a ideia de montar o arborize?

O Projeto Arborize surgiu através de uma necessidade identificada entre os inúmeros problemas que temos atualmente na sociedade. Um deles é o descuido com a Natureza e o crescimento insustentável da População, então percebemos a real importância de desenvolver um Projeto Ambiental que defenda as causas ambientais. O projeto foi colocado em pratica no dia 21 de janeiro de 2013 em um Retiro realizado pelo grupo de jovens Juac da Pastoral da Juventude de Colombo.

 De onde surgiu nome?

O nome Arborize se reflete ao ato de arborizar, que é uma das ações continuas do projeto.  A arborização é de suma importância para a sobrevivência dos seres vivos, por esse motivo escolhemos o nome Arborize.

Quais são os princípios defendidos pelo projeto?

O Arborize tem o objetivo de lutar pelas causas ambientais e alertar a população da importância de se preservar a natureza. Porem não apenas conscientizamos e sim agimos através de inúmeras ações ambientais que realizamos, sendo elas; Limpeza de rios, arborização urbana, recuperação de mata ciliar, inserção ambiental nas escolas, curso de reciclagem de óleo de cozinha etc. Defendemos a natureza independente de quem a agride, sejam eles órgãos públicos, privados ou sociedade civil.

Qual é a principal atividade do projeto?

  • Limpeza dos Rios de Colombo
  • Arborização Urbana
  • Recuperação da mata ciliar
  • Inserção nas Escolas através da conscientização Ambiental
  • Reciclagem de óleo de Cozinha
  • Conscientização nas redes sociais
  • Fiscalização ambiental

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que se identifique com os objetivos do projeto. Pessoas que amem a natureza e acima de tudo pessoas fazem a sua parte para contribuir para um mundo melhor para todos.

Fonte: Bate Bola com Leno Venuca

ttps://projetoarborize.wordpress.com/2013/12/11/bate-bola-com-o-idealizador/

Confira a página do Projeto no Facebook: https://www.facebook.com/projetoarborize/

Deixe uma resposta